Todos são Bem-vindos ao nosso blog. Nele colocaremos os registros das atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Reciclar é preciso!!!

***Escola em Ação***

No dia 23/06/2008 os alunos das 3ª e 4ª séries passaram por uma experiência muito divertida e importante ao mesmo tempo.Eles tiveram a oportunidade de conhecer um novo equipamento para a reciclar papel especialmente elaborado para se trabalhar em escolas e desenvolver muitos projetos sobre a Reciclagem de Papel.

Produzir papel reciclado é uma forma moderna de diminuir os problemas ambientais causados pelo processo industrial de fabricação, além de reduzir o desperdício na utilização dos materiais. Essa é uma nova postura na sociedade, preocupada em reaproveitar materiais já utilizados. Jogar os restos no lixo já não é mais solução, pois o preço para se desfazer do lixo é alto e há também um grande custo social na manutenção de lixões.

Atualmente, existem vários artesãos trabalhando com esta técnica em pequenas oficinas caseiras. Eles produzem papéis muito diferentes, interessantes e personalizados. Também fazem objetos decorativos e utilitários.

Nós aqui da Escola Mun.Gov. Heriberto Hulse já trabalhamos a reciclagem , mas de forma artesanal.

Vamos relembrar?
Para reciclar o papel você irá precisar dos seguintes materiais:

EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS: LIQUIDIFICADOR, PENEIRA, BACIA, JORNALVELHO E PAPEL PICADO .


PIQUE O PAPEL E DEIXE-O DE MOLHO POR 24 HORAS OU MAIS

TRITURE O PAPEL COM A ÁGUA NO LIQUIDIFICADOR
DESPEJE O PAPEL TRITURADO NA BACIA E MERGULHE A PENEIRA ATÉ O FUNDO

SUBA A PENEIRA DEVAGAR COM AS PARTÍCULAS E RETIRE O EXCESSO DE ÁGUA
COLOQUE A PENEIRA SOBRE O JORNAL PARA ABSORVER A UMIDADE
SEQUE POR CIMA COM UM PANO

VIRE A MASSA DO NOVO PAPEL SOBRE O JORNAL VELHO

CUBRA COM OUTRA FOLHA DO JORNAL E DEIXE SECAR ATÉ O DIA SEGUINTE

O PAPEL RECICLADO ESTÁ PRONTO PARA SER NOVAMENTE UTILIZADO

Para economizar, evitando o mau uso de papel, existem algumas recomendações dos ecologistas: peça para retirar o seu nome de malas diretas de propagandas indesejadas; reutilize envelopes; use o outro lado do papel para rascunho; escreva e imprima usando as duas faces do papel. Outra dica é corrigir os textos na tela do computador para evitar desperdícios, em vez de imprimir várias versões .
Agora vamos ver as fotos desta fantástica experiencia!!!

Momento em que a monitora explica como funciona a máquina de reciclar papel.
Todos querem participar!!!


Nossa Diretora ajuda os alunos selecionados a se prepararem.
E lá vamos nóssssssssss.......picando papel....
colocando o papel picado no liquidificador....


adicionando água


mais água


colocando papel crepom vermelho para dar cor

hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm


adicionando corante para estabelecer melhor a cor do papel

bate tudo.......................

despejando na forma


arrumando a massa com a espátula para ficar bem uniforme....



tirando o excesso da água com outra espátula

força das mãos para retirar mais o excesso da água....

hora de levar o papel para a prensa



agora vamos apertar bem...porque quanto mais apertamos mais fino ficará o papel

e aí está o produto final..................


Parabéns galerinha!!!!

27 comentários:

Anônimo disse...

oi thau gustavo

Anônimo disse...

oi eu estou aqui e gostei muito da apresentaçao de ontem gustavo

Anônimo disse...

Oi eu gostei de entra no blog da escola porque a reciclagem que tava la
é importante

- disse...

A reciclagem é muito importante para a natureza, e agora nós sabemos mais sobre como reciclar,etc.
Gostei muito dessa palestra.

Anônimo disse...

Gostei muito de visitar o blog da escola è interessante divertido, e ler a reportagem do Reciclar è Preciso, vieram atè a escola e nos ensinaram porque è importante nos preservar a natureza.

Fernanda 4serie A.

Kátia Daniella disse...

A palestra e as informações deste blog são essenciais para um despertar para a reciclagem... um despertar para a vida..

Parabéns pelo belo texto postado.
Abraços

Anônimo disse...

Camila e Nadine

É legal, interessante e divertido aprender que cuidar da natureza, é preciso
reciclar para ver a natureza bem limpa

Anônimo disse...

A APRESENTAÇÃO FOI MUITO INTERESSANTE APRENDEMOS A REDUZIR REUTILIZAR E RECICLAR
APRENDEMOS TAMBÉM A COLORIR O PAPEL GOTAMOS MUITO DE OMTEM.





ISABELA DE OLIVEIRA E MAYARA DIAS PEREIRA 4 SERIE A

Anônimo disse...

Eu gostei muito de visitar o blog do Heriberto Hulse,ele tem fotos interessantes e tambem gostei da parte de como fazer papel reciclado e ate gostei das fotos da classe de 6 anos .

Gino Ricardo de Siqueira
4-A

Anônimo disse...

A palestra foi interessante e boa .

Eu gostei muito foi bom para todos


4 serie A.

Douglas VEIGA Francisco

Anônimo disse...

adorei ver a palestra por que foi muito legal e muito importante aprendi
a reciclar os papeis e por que e legal.

♥*´¯`*.¸¸.*´¯`*ESCOLA MUN.GOV.HERIBERTO HÜLSE *´¯`*.¸¸.*´¯`*♥* disse...

EU A

Anônimo disse...

Eu gostei da reciclagem de papel que teve ontem na escola foi legal e interessante eu gostei da máquina tecnokids.
GABRIEL

Anônimo disse...

A reciclagem é muito importante
para a natureza,e agora nós sabemos.
eu gostei muito de fazer o papel e quero
fazer de volta!!!

Anônimo disse...

Oi ontem a apresentação foi chata porque só foi 4 pessoas que fizeram a reciclagem do papel os outros tiveram que ficar olhando de longe.

eu sou Lucas Maciel e estou sendo sincero!

Viu?

Anônimo disse...

EU GOSTEI MUITO DA PALESTRA DE ONTEM ALEM DE SER LEGAL É,IMPORTANTE PARA A NATUREZA A RECICLAGEM É MUITO IMPORTANTE PARA ELA E SABEMOS MAIS PARA RECICLAR E AJUDAR MAIS A NATUREZA.

THAIS DA 4 SERIE.

Anônimo disse...

Eu achei muito legal ontem uma esperienssia que eu tive na escola com meus amigos uma maquina tecnokids aquela maquina é muito legal é como faiz papel e dis como é bom preservar o meio ambiemte...

Ana Carolina

Anônimo disse...

EU achei muito produtivo e muito legal eles faze rem isso ensinando as crianças para elas sabe a importansia de resicla.


ass:ryanne

Anônimo disse...

EU gostei muito da palestra ontem e gostei da coisa que ela fez com papel.
Aprendi que se deve reciclar papeis



Matheus nunes

Anônimo disse...

João pedro e José Vitor.
Eu e o meu amigo adoramos ouvir e ver a tecnokids que faz papel e eu e algumas crianças fizeram um papel colorido foi muito divertido porque aprendemos que nao se deve jogar o papel fora porque podemos reciclar ele e foi muito divertido.

Anônimo disse...

AMANDA
Eu gostei muito da palestra aprendi muito sobre como fazer o papel reciclado

Anônimo disse...

Nome:Raíssa Rodrigues Schwartz

Foi muito legal a mulher mostrando o tecnoquides para nós.Aprendemos como fazer o papel e quais são os ingredientes.
Temos que aprender a reciclar.

Anônimo disse...

quem fala e o BRUNO FELIPE DE SOUZA EU GOSTEI DA MAQUINA DE TECNOKIDS ELA FASIA O PAPEL DO JARNAL TO DO ESCRITO VIRAR PAPEL RECICLAVEL ISO FOI MUITO LEGAL MAS QUE PENA QUE EU NÃO AJUDEI PORQUE A PROFESORA NÃO ME ESCOLHEUI MAS MESMO ASIM FOI LEGAL ISO VAI AJUDAR MUITO DURANTE O MEIO AMBIENTE OBRIGADO TECNOKIDS FIM
ASS:BRUNO FELIPE DE SOUZA

Anônimo disse...

oi eu gostei muito da apresentaçao de como fazer o papel reciclavel e aprendi tambem como ecolomizar a agua




ASS:Gustavo Luiz Silva Fuckner

Anônimo disse...

tem de trabalhar mais neste site se querem ter mais socesso

Anônimo disse...

isto ta um desastre tem de estudar muito para xegarem ao meu nivel kiss merdaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Caroll disse...

Olá gostei muito da ação.
Mais ainda do carrinho usado para reciclar, se possível gostaria de saber como adquirir um.
Entre em contato comigo carollina_lina@hotmail.com.
Agradeço desde já vossa atenção.