Todos são Bem-vindos ao nosso blog. Nele colocaremos os registros das atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

MURAIS

MURAL REALIZADO PELA PROFª REGINA
COM A PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DO 5º ANO B.


TRABALHO REALIZADO PELA CLASSE DE 5 ANOS
DA PROFª ISOLETE.
***CANOA DOS NATIVOS***

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia Mundial da Terra




O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição.

O Dia da Terra passou a ser festejado no dia 22 de abril e a partir de 1990 - outros países passaram a celebrar a data.


A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões de pessoas e a expectativa de vida é em média de 65 anos.
Para mantermos o equilíbrio do planeta é preciso consciência - afinal, a natureza é uma fonte de vida para este planeta, mas com as atitudes do homem não será eterna.
Ano após ano está aumentando o desequilibrio do planeta - as temperaturas sobem e descem de forma frenética - sabe-se por exemplo que em plena primavera, a Europa passava por um denso período de frio excessivo, tendo suas ruas cobertas por neve. O Brasil por exemplo enfrenta problemas com fortes chuvas, totalmente fora de época.
É preciso rever as atitudes diante da vida no planeta ou as conseqüências serão muito sérias. O desperdício constante de água, energia elétrica - o descaso com o solo que sofre com produtos químicos, radioativos, entre outros.
Ou seja, é preciso que cada um de nós Faça a sua Parte e isso pode ser bem simples: separe o seu lixo, não faça impressões desnecessárias, procure usar produtos biodegradáveis, não desperdice alimentos, não esqueça luzes acesas, não demore demais em seu banho, não deixe torneiras abertas sem necessidade, corrija eventuais vazamentos, tome cuidado com as fiações elétricas antigas, tenha uma área verde em sua casa, ainda que seja um simples vaso…
Mais informações, aqui:

22/04-DIA DO DESCOBRIMENTO DO BRASIL


Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.

21 DE ABRIL DIA DE TIRADENTES







No dia 21 de abril comemora-se o dia de Tiradentes. Joaquim José da Silva Xavier, nascido em São João Del Rei, em Minas Gerais, no ano de 1746, tornou-se o mártir da Inconfidência Mineira.
Tiradentes ficou órfão de mãe aos nove anos de idade, perdeu o pai aos onze anos, e foi criado pelo padrinho na cidade de Vila Rica, hoje conhecida como Ouro Preto.
O apelido de Tiradentes veio da profissão de dentista que exercera com muita responsabilidade, mas o ofício que mais lhe promoveu foi o de soldado, integrante do movimento da Inconfidência Mineira - que o levou à morte em praça pública, por enforcamento e esquartejamento.
A Inconfidência Mineira foi um abalo causado pela busca da libertação do Brasil diante da monarquia portuguesa, ocorrendo por longos anos, no final do século XVIII.
Na cidade de Vila Rica e nas proximidades da mesma eram extraídos ouro e pedras preciosas. Os portugueses se apossavam dessas matérias-primas e as comercializavam pelos países europeus, fazendo fortuna à custa das riquezas de nosso país, ou seja, o Brasil era grandemente explorado por essa nação.
O reinado de Portugal no Brasil cobrava impostos caríssimos (o quinto) e a população decidiu se libertar das imposições advindas do governo português. A sociedade mineira contrabandeava ouro e diamante, além de atrasar o pagamento dos impostos.
Com o fortalecimento das ideias contra os portugueses, aconteceu a Inconfidência Mineira, tendo como principais objetivos: buscar a autonomia da província; conseguir um governo republicano com mandato de Tomás Antônio Gonzaga; tornar São João Del Rei a capital; conseguir a libertação dos escravos nascidos no Brasil; dar início à implantação da primeira universidade da região; dentre outros.
Durante o movimento, as notícias de que os inconfidentes tentariam derrubar o governo de Portugal chegaram aos ouvidos do imperador, que decretou a prisão deles. Tiradentes, para defender seus amigos, assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e foi condenado à morte.
O governo fez questão de mostrar em praça pública o sofrimento de Tiradentes, a fim de inibir a população de fazer manifestos que apresentassem ideologias diferentes. Em 21 de abril de 1792, Tiradentes percorreu o trajeto, chegando à cadeia pública da região, foi enforcado após a leitura de sua sentença condenatória.
Ainda hoje podemos ver o museu da Inconfidência Mineira, que está localizado na Praça Tiradentes, na cidade de Ouro Preto, local onde é preservada a memória desse acontecimento tão importante da história do Brasil, com o ciclo do ouro e as obras de arte de Aleijadinho.
Por Jussara de BarrosGraduada em PedagogiaEquipe Brasil Escola
Abril - Datas Comemorativas - Brasil Escola

quinta-feira, 16 de abril de 2009

NOSSA EQUIPE DO APOIO PEDAGÓGICO


MURAL: DIA DO ÍNDIO




TRABALHOS DO MÊS DE ABRIL

TRABALHO DE ARTES
TRABALHO REALIZADO PELOS ALUNOS
DO 5º A e 5º B

terça-feira, 7 de abril de 2009

UMA FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA A TODOS!!!




sexta-feira, 3 de abril de 2009

FEIRA DO LIVRO EM JOINVILLE

NOSSOS ATORES MIRINS
PARTICIPARAM DA FEIRA
COM A PEÇA TEATRAL


"MEMÓRIAS DA EMÍLIA"