Todos são Bem-vindos ao nosso blog. Nele colocaremos os registros das atividades desenvolvidas dentro e fora da sala de aula.

domingo, 18 de abril de 2010

ABRIL - MÊS DO LIVRO-



Antes de tomar a forma retangular e chegar aos nossos dias, os livros percorreram um longo caminho. Os sumários , assírios e babilônios usavam pequena tábuas de argila para gravar os caracteres da sua escrita cuneiforme ou simbólica. Os fenícios inventaram o alfabeto, que passou a ser escrito em um papel primitivo feito de linho, cânhamo e folhas de amoreira - uma invenção chinesa adotada em 751 AC, pelos árabes.
Mais tarde a informação passou a vir em rolos de pergaminho - os volumes - palavra latinha que significa cilindro.O aperfeiçoamento das técnicas fez surgir o " codex" (código), livro na forma que conhecemos hoje, com uma capa rudimentar feita de "papier maché"( papel amassado)
Em 1452, aconteceu a grande revolução: Joahnnes Gutenberg, criou os tipos móveis que permitem a propagação do saber pela montagem diferenciada das páginas na imprensa. Grande companheiro das horas de lazer, o livro é a chave para a porta de entrada para os vestibulares, concursos públicos e aprendizado.


O mês de abril reúne 3 datas consagradas a este guardião do conhecimento, que armazena todo o aprendizado humano.


2 de abril -
Dia Internacional do Livro Infanto Juvenil.


18 de abril-
Dia do livro Infantil e nascimento de Monteiro Lobato.

23 de abril-
Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral

AGRADECIMENTOS E CRÉDITOS

*********************************
VOCABULÁRIO
cuneiforme: escrita feita com o auxílio de objetos em formato de cunha.
Postado por: Profª Regina

Nenhum comentário: